Choro N. 1, de Quincas Laranjeiras
Manuscrito e critérios para uma nova edição
ARTIGOS CIENTÍFICOS
10/18/20242 min read
Acaba de ser lançado na Revista Diacrítica, da Universidade do Minho (Portugal), meu 41º artigo científico, o 28º dedicado à temática dos Pioneiros do Violão no Brasil. Seguem os links para a edição completa (V. 38 N. 2 /2024) e para o artigo específico: Choro N. 1, de Quincas Laranjeiras: manuscrito e critérios para uma nova edição.
https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/5652
https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/issue/view/398
Os editores dessa edição temática foram os prestigiados professores Ricardo Barceló (Universidade do Minho) e Pedro Moreira (Universidade de Évora). Como autor, tenho a honra de dividir a edição com grandes nomes do violão no Brasil e em Portugal: Pedro Rodrigues, Teresinha Prada, Daniel Wolff, Dejan Ivanovic, Raquel Loner, Alisson Alípio, Isabel Rei Samartim, Vinicius Fernandes e Eduardo Soares.
São 9 artigos muito interessantes e significativos. Vale a pena conferir!
O dossiê é resultado das ações do I Congresso Guitarrístico de Braga, tal qual se depreende do resumo que apresenta a edição:
“O I Congresso Guitarrístico de Braga foi realizado no mês de setembro de 2022 no Edifício dos Congregados, na Universidade do Minho. O evento científico foi organizado pelo Grupo de Investigação em Artes (GiArtes), Núcleo de Investigação em Música (NIM), e contou com os apoios do Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM), Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas (ELACH) e do Departamento de Música, Universidade do Minho. Teve como principal objetivo colocar em evidência temas atuais de investigação sobre guitarra clássica, focando quatro eixos temáticos: 1) A investigação em performance musical no caso da guitarra: o estado da arte; 2) Discussão sobre aspetos técnico/interpretativos do repertório para guitarra; 3) A guitarra no contexto da música de câmara: repertórios e questões atuais; 4) O ensino da guitarra clássica nos vários níveis e contextos: questões teóricas e pedagógicas. Este evento deu lugar à elaboração do dossier temático do presente volume da Revista Diacrítica — Contextos, práticas e repertório(s) para Guitarra Clássica: perspetivas e temas atuais de investigação, que inclui nove artigos internacionais representativos que evidenciam a vitalidade e o interesse em torno das múltiplas abordagens à Guitarra Clássica, contribuindo para o conhecimento nesta área específica. Na introdução ao volume são ainda apresentados os artigos que compõem a secção Varia e que exploram temas literários e culturais.”
De nossa parte, é mais um capítulo no resgate das obras de Quincas Laranjeiras. Dessa vez, um belo e desconhecido choro, aperitivo do que está por vir: em breve, o Memorial lançará o álbum com a integral para violão solo desse que foi um de nossos mais proeminentes pioneiros.
Meus agradecimentos aos editores, revisores e corpo técnico da Revista.
Vamos adiante!